segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cultura, Identidade e Educação

Preconceito- Opinião formada sem fundamento justo ou conhecimento suficiente,
Cultura - conjunto de padrões de comportamento........

Ao ler essas duas definições pude estabelecer a seguinte relação:
o perconceito se dá apartir da cultura que cada um possui, ou mesmo da falta de cultura que é um fator primordial para que isso aconteça.

23 comentários:

  1. No mundo atual "globalizado" a internet vem abrindo portas para comunicação entre as pessoas quase que na velocidade da luz. Porém, ela está sendo o veículo responsável por muito das distância entra as pessoas a partir do momento que estas se separam por grupos de interesse como comunidades de orkut, blogs etc.
    No mundo cada vez mais competitivo e individualista usa-se esse meio para geração de preconceitos e barreiras a trocas culturais.

    ResponderExcluir
  2. A identidade é formada por um apunhado de coisas tais como ensinamestos, experiências tanto nossas como as dos outros.
    A cultura que se vê nas escolas também faz parte da vida dos alunos, seu cotidiano não é apenas em casa junto a seus familiares, amigos, mas também na escola, haja vista que mesmo lá a vida familiar, as relações de classes sociais, de generos, éticas se crusam. Há relacionamentos entre alunos, professores, cordenadores, direção... Experiências são trocadas. Oque se aprende na escola poderá ser levado para o resto da vida, não somente os ensinamentos acadêmicos mas também os sociais.

    ResponderExcluir
  3. A relação de consumo e identidade e cultura contemporanea se dar pela busca de imagem pública e aceitação social, assim o consumo assume a função de identificador social que a identidade cultural infelizmente é modelada pelo consumo inconsciênte.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Numa sociedade envolvida pelo consumo, podemos tratar da tecnologia, que tem seu papel na sociedade.
    De que modo a tecnologia tem modificado nossa sociedade cotidiana e escolar?
    As mudanças ocorridas em diversos setores da sociedade contemporânea a partir da utilização da tecnologia– substituindo mão-de-obra, agilizando processos produtivos, permitindo a troca mais eficiente e dinâmica de informação – indicam que estamos em um período de transição, no qual os computadores assumem um papel importante em parte significativa das atividades humanas
    As mudanças estão ocorrendo de maneira acelerada e os sujeitos da aprendizagem vêm se modificando. As crianças, desde cedo têm contato com uma gama de conhecimentos e informações, o que requer um prepararo para lidar com tais inovações. Para tanto se faz necessário que haja interação entre aluno-professor-escola-família e sociedade, visto que estas devem atuar juntas, através da dialogicidade, lutando por um mundo melhor a caminho da diversidade, do respeito às diferenças e de luta por uma educação de qualidade para todos.
    (Fabiane Vidal)

    ResponderExcluir
  6. A mídia como se sabe serve para difundir determinado produto e/ou idéia no âmbito de uma ou mais sociedades, ou seja, em determinado público alvo. São diversos os meios atualmente utilizados, sendo a meu ver o mais abrangente a televisão. Observa-se que através da mídia se incute no íntimo das pessoas necessidades que na verdade sequer existem, como a de adquirir um certo produto e/ou mesmo de adotar certo comportamento, apenas e tão somente pelo fato de segundo a mídia se tratar do produto do momento. Vejo que a influência da mídia é tão forte que mesmo sem vermos certo produto, somos capazes de identificá-los apenas por ouvirmos sua propaganda, como por exemplo: "a cerveja que desce redondo", "a boa" e etc. No campo das idéias temos por exemplo: "nunca antes na história desse País". Logo, impossível não considerarmos a influência da mídia na cultura, pois esta verdadeiramente interfere modificando os hábitos e conceitos culturais do grupo de pessoas que atinge através dos seus diversos meios. Dentre os diversos hábitos culturais, temos uma verdadadeira revolução no que se refere a dança, difundida em nossa sociedade através da mídia. Veja que hoje diversas danças regionais são realizadas em todo o Brasil e no exterior, ou seja, hoje por exemplo se dança o Funk e o Samba, ritmos típicos da cultura carioca em todo o País.


    (Patrícia Barros)

    ResponderExcluir
  7. A escola tem um papel fundamental na cultura do consumo. De um modo geral, os pais tendem a matricular os filhos em uma escola que pertenca a rede de saberes e nos padroes socio-economicos da familia. Com isso o consumo e inserido de uma forma quase "despretenciosa" no dia a dia dos alunos, e eles comecam a ter uma visao distorcida que, os levam a pensar que se "eu nao tenho determinado brinquedo ou aparelho, nao sou tao legal". O grande desafio da escola e incentivar os alunos a valorizarem o "ser" e nao o "ter"


    Daniella Schneider)

    ResponderExcluir
  8. Não esqueçam de assinar o nome. Quem é baunilhalva? e bluo?

    ResponderExcluir
  9. São pessoas que compram,e tem prática de consumir... consumir... consumir..., mas acabam se transformando em mercadoria. Se expondo com tudo aquilo que consome, e assim sendo, na sociedade de consumidores são mercadorias ambulante. E com a cultura consumista perdem a própria identidade.

    Yaraci T. P. Mendonça.

    ResponderExcluir
  10. A violência hoje vem se alastrando como uma epidemia, tomando conta da cidade, isso vem tornando cada vez mais difícil a convivência de um modo geral.
    Fazendo com que as pessoas percam completamente sua liberdade, de ir e vir. Nós cidadãos estamos refém dessa epidemia que não é uma doença, mais também mata.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. As produções de identidades são afetadas pela dominação econômica e cultural impostas como por exemplo pela língua inglesa.Forja-se identidades , além de preocupar o desaparecimento de outros idiomas menores,pois há perda da natureza de um povo.
    Deixamos de conhecer outras culturas e aprender outros idiomas, muitas vezes abandonando nossa língua mãe.Assim quando as produções culturais recebem imposições de outras culturas acontece transfomações na vida social, cultural e psicológica de um povo.

    ResponderExcluir
  13. Independente da cultura, a matemática sempre vai ter uma relação representativa grandiosa ou menos acentuada no cotidiano, pois ela está inserida até mesmo numa mera e futil probabilidade. A lógica e os fundamentos matemáticos são exenciais no nosso cotidiano.
    Bruno Paolo

    ResponderExcluir
  14. Concluí que devemos resaltar que nossas reflexões ou rótulos não tem sentido de acusação.Muito pelo contrário! O que buscamos é trazer a tona situações reais do dia a dia da escola ou meio em que vivemos que devem ser analisados com profundo cuidado e respeito.
    Com as implicações do rótulo da descrição de tal identidade tem sido intensos e diversificados,com o objetivo de administrar a conduta do hiperativo.


    Rosilene Maria dos Santos Caetano

    ResponderExcluir
  15. As crianças de hoje em dia, acabam sendo influensiadas pelos "personagens" que elas passam a idolatrar, personagens estes que diminuem a inicêcia dessas crianças. Esses Personagens, são as pessoas que convivem no cotidiano das crianças, seja na escola, na família, no bairro. Dizem que os heróis/idolos variam de acordo com a classe socil, ou seja, uma criança pobre valoriza os bandidos, os marginais,já os ricos admiram as pessoas de nome importante ou de números da conta bancária,mas tenho certeza que o que define quais serão esses heróis é a personalidade da criança, a televisão, internet, o avanço das tecnoligias aproximam essas crianças mesmo que indiretamente, então pode-se concluir que elas tem acesso aos mesmos personagens e dái decidem quem adorar, e escolher como seu super- herói.

    Diogo Santos

    ResponderExcluir
  16. Alguns seguimentos da sociedade,tem o hábito de cuidar do meio ambiente praticando a coleta seletiva do lixo. Mas o consumo exagerado não há suporte para tanto celular fora de moda...quem recolhe? bateria de celular, frasco aerosol etc. Existem empresas que faz esse serviço, mas ,não atende a Baixada Fluminense digo por experiência.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente na atualidade de em que vivemos hoje de modo esteriótico não a saída para gordinhos e gordinhas felizes.
    Pois é muito difícil você ver pessoas ditas gordinhas fazer propagandas de roupas,biquines,calçados,etc.
    Eles sofrem grandes preconceitos por não ter a beleza perfeita ou seja o corpo magro visto pela mídia,hoje em dia o símbolo do marketing é a magresa.

    Amanda Silva

    ResponderExcluir
  18. Homens e mulheres possuem essencialmente as mesmas capacidades humanas e devem ter os mesmos direitos de igualdade oportunidades na vida,familiar,social,política e econômica.
    Em muitos países as mulheres são respeitadas,chegam até ser homenageadas,por seus esforços de trabalhos.
    Mesmo com um pouco de liberdade atualmente,a educação das mulheres ainda permanece no modelo tradicionalista,que induz aspectos como a meiguice,o choro,etc.O modelo continua sendo uma instituição histórica que exerce notável presença na cultura do período em que vivemos.Então pode se afirmar que a cultura também influência na educação da mulher,não só através da escola,mas também da sociedade.

    Aimêe Jácome

    ResponderExcluir
  19. A cultura do consumo afeta a construção da identidade de maneira negativa pois cria toda uma idéia que o indivíduo, quando for montar e juntar os elementos para a construção dessa identidade, terá que destruir toda aquela idéia inicial. É como construir algo, destruir, e construir outra por cima.

    ResponderExcluir
  20. A sociedade atual é marcada por uma necessidade intensa de consumo.
    As pessoas não são educadas para o consumo elas são adestradas para o consumismo,por meiode propaganda e de publicidade, hoje as crianças não vão as pracinhas,hoje vão ao shoppings,verdadeiros templos do consumismo,que se proliferam cada vez mais.

    ResponderExcluir
  21. Na sociedade em que vivemos, onde estamos sempre a mercê das mídias, o consumo do próprio corpo se torna a cada dia mais intenso. Há um mercado pronto para atender "a necessidade" de cada um. O meio cultural a qual o indivíduo está inserido age nesta situação reforçando ou não a ideia deste consumismo acelerado e até incontrolado.

    ResponderExcluir
  22. Teacher Alexandra querida

    o primeiro comentario foi o meu Baunilhalva

    CARLA CAMPELO

    Beijokas e Bom Natal!

    ResponderExcluir